5 benefícios da pasta de amendoim para a sua saúde

A pasta de amendoim — também chamada de manteiga de amendoim — é uma forma fácil e prática de acrescentar calorias e gorduras boas à dieta. Ela é rica em nutrientes importantes para a saúde. Esses são só alguns benefícios da pasta de amendoim.

Por ser rica em proteínas e ser um hipercalórico natural, o alimento favorece o ganho de peso de forma boa, sem causar o acúmulo de gordura no corpo (desde que haja o controle das necessidades nutricionais diárias e treino). Por isso, é uma ótima opção para quem treina a hipertrofia.

Outra vantagem é que o produto pode ser adquirido na versão crocante, que apresenta pedaços de amendoim e ajuda a variar a textura e as receitas. Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da pasta de amendoim para a saúde!

Nutrientes presentes na pasta de amendoim

A pasta de amendoim é fonte de gorduras boas, importantes para o organismo. Dentre elas, o ômega 3, capaz de fortalecer o sistema imunológico e reduzir as inflamações no corpo. Ela também é rica em vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento das células e nos fornecem energia.

Por conter grande quantidade de antioxidantes, como a vitamina E, é capaz de prevenir lesões musculares. Cada porção de 1 colher de sopa apresenta 93 kcal, 3,2 gramas de carboidratos e 3,1 gramas de proteínas.

Produtos de boa qualidade não têm gorduras trans nem sódio. Considerando como base uma dieta de 2.000 kcal, a pasta de amendoim apresenta 3% da quantidade de fibra diária necessária para a boa saúde.

Benefícios da pasta de amendoim

Por ser um alimento natural, nutritivo, prático, saboroso, proteico, composto apenas por amendoim, rico em fibras, com baixo carboidrato, sem sódio e sem gorduras trans, a pasta apresenta muitos benefícios para a saúde. Confira!

  1. Reduz a fome

Um dos principais benefícios da pasta de amendoim é a redução da fome. As gorduras, fibras e proteínas aumentam a sensação de saciedade. Assim, o alimento pode ser inserido nas refeições para ajudar a diminuir o apetite e a reduzir a ingestão de calorias nas próximas vezes que você for se alimentar.

No entanto, o consumo da pasta de amendoim deve ser feito com moderação e sempre respeitando as suas necessidades nutricionais diárias, visto que o produto é rico em calorias.

  1. Aumenta a energia

O alimento é uma excelente fonte de energia extra para o seu treino. Suas propriedades nutricionais ajudam a aumentar o vigor físico, permitindo que os movimentos sejam realizados com mais força e intensidade, especialmente para pessoas que seguem uma dieta low carb.

Além disso, ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue, prevenindo a hipoglicemia. Dessa forma, o rendimento durante os treinos tende a aumentar.

  1. Ajuda no ganho de massa muscular

A alta quantidade de calorias, gorduras boas e proteínas ajudam os atletas a alcançarem as suas necessidades nutricionais mais rápido. Assim, associada a um bom treino de musculação, a pasta de amendoim ajuda no ganho de massa muscular e a atingir os seus objetivos de hipertrofia com rapidez e eficiência.

  1. Previne doenças cardíacas

As gorduras monoinsaturadas ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Assim, é possível prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas, protegendo a saúde do coração.

Dicas para incluir a pasta de amendoim na dieta

A pasta de amendoim é um alimento versátil, que pode ser usado para acompanhar pães e biscoitos, para incrementar shakes ou como ingrediente em receitas de recheios e coberturas. Veja algumas outras dicas para incluir o alimento na dieta.

Sanduíches

O sanduíche de pasta de amendoim com geleia é um clássico, sendo o responsável por popularizar o alimento nos Estados Unidos. A receita é muito simples: basta passar uma colher de pasta de amendoim com uma de geleia sem açúcar do sabor da sua preferência em duas fatias de pão de forma integral.

Saladas

Se você deseja incrementar a salada do dia a dia e torná-la mais proteica, experimente um molho diferente. Para isso, basta preparar um prato com seus legumes e verduras preferidos.

Depois, faça um molho com pasta de amendoim, óleo de gergelim, vinagre, molho de soja, alho, gengibre, mel e água. Misture todos os ingredientes e regue a salada.

Refeições doces

Bolos e sobremesas combinam muito com a pasta de amendoim. Outra boa ideia é preparar um delicioso crepe saudável, que pode ser consumido no café da manhã ou no lanche da tarde.

Ingredientes

Modo de preparo

  • misture todos os ingredientes, exceto a pasta de amendoim, até a massa ficar cremosa;
  • esquente uma frigideira antiaderente e despeje uma concha da massa;
  • deixe assar até dourar dos dois lados;
  • recheie os crepes com a pasta de amendoim e sirva.

Vitaminas

Vitaminas preparadas com pasta de amendoim podem se tornar uma mistura hipercalórica para ser consumida durante os lanches no pós-treino. Uma boa opção é preparar a receita que selecionamos para você.

Ingredientes

Modo de preparo

  • bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Para ter todos os benefícios da pasta de amendoim, é importante adquirir o produto integral, ou seja, puro. O ideal é que ela seja feita apenas com os grãos de amendoim torrados e moídos, sem adição de adoçantes artificiais ou açúcares. Evite também as pastas com aditivos artificiais ou com gordura vegetal.

Gostou de conhecer mais sobre a pasta de amendoim? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre para os seus amigos a importância do produto para a saúde!

 

deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *