Confira os 5 melhores treinos de cárdio e seus benefícios

Quer ganhar resistência ou eliminar aquela gordura chata que atrapalha o seu objetivo de tonificar os músculos? Uma boa ideia é investir no treino de cardio. Ele é responsável por promover adaptações cardiovasculares e respiratórias, como o consumo máximo de oxigênio e a melhora na resistência.

Essas adaptações podem alterar o desempenho durante o treino e as respostas fisiológicas em repouso, o que aumenta a queima calórica após o exercício. Além disso, a prática permite a evolução de acordo com a capacidade do indivíduo.

Exercícios como corrida, crossfit, muay thai e HIIT são considerados treinos de cardio. Uma vez que eles promovem as mudanças que citamos acima, bem como a redução do colesterol ruim e da pressão arterial, tornam-se grandes aliados no controle de doenças como diabetes e hipertensão.

Neste post, vamos apresentar 5 treinos de cardio mais eficientes e como potencializar os seus benefícios. Confira!

Quais são os principais treinos de cardio?

Os treinos cardiorrespiratórios respeitam a aptidão física e a individualidade de cada praticante. Com isso, você pode evoluir no seu ritmo. Confira, a seguir, os principais exercícios e como eles podem ajudar a atingir os seus objetivos.

1. Corrida

A corrida é uma das modalidades mais praticadas por quem deseja perder gordura, além de ser o principal exercício cardio. Proporciona adaptações que permitem que o estoque de gordura seja usado tanto no repouso quanto na hora da atividade, devido ao nível de intensidade e à complexidade desse exercício.

Você pode fazer a corrida de muitas maneiras, com ou sem o uso de aparelhos. Logo, é possível praticar em academias, ruas, calçadas ou clubes. Quanto mais intenso for o treino, mais calorias e esforço são gastos na sessão.

2. Bike indoor

Outra modalidade muito conhecida é o ciclismo indoor. Essa atividade simula vários tipos de terrenos (terreno plano, montanha etc.) e o gasto calórico é bastante parecido com o da corrida.

Por ser um exercício intenso, que utiliza muitos grupos musculares, a queima de calorias acontece por meio das adaptações cardiorrespiratórias. Além disso, com uma música bacana e um professor que motive a turma, você pode aproveitar o treino mesmo se não tiver uma boa coordenação motora.

3. High-Intensity Interval Training (HIIT)

O HIIT — Treino Intervalado de Alta Intensidade, em português — é um treinamento que se apropria de determinados movimentos e exercícios de vários esportes, além do treino funcional.

Nesse tipo de atividade, você realiza movimentos de alta intensidade, seguidos por momentos de recuperação ativa (continua a prática do exercício, mas com a intensidade reduzida) ou passiva (realiza pausa entre as sessões).

Dá para fazer o treino em bicicletas, esteiras, natação e musculação, com ou sem o uso de aparelhos. O mais comum é a prática em esteiras. Por ser uma atividade de alta intensidade, o tempo do exercício é menor que o do treino aeróbio. Algo entre 10 e 30 minutos já está de bom tamanho.

4. Crossfit

O crossfit é um treinamento de força e condicionamento físico que virou uma febre no Brasil. É baseado em movimentos funcionais, que devem ser executados em alta intensidade. Com isso, o atleta ganha condicionamento aeróbico/metabólico.

Ele é dividido em três modalidades: ginástica olímpica, condicionamento metabólico e levantamento de peso olímpico. Embora não seja um exercício restrito a nenhuma pessoa, é necessário ter um condicionamento físico prévio e uma boa preparação dos membros e da coluna.

A modalidade desenvolve e melhora todas as capacidades físicas, como:

  • flexibilidade;
  • força;
  • potência;
  • resistência muscular e cardiovascular;
  • equilíbrio;
  • agilidade;
  • velocidade;
  • coordenação.

O instrumento mais usado no treino é o próprio corpo, mas também é possível utilizar, entre outros acessórios:

  • bolas;
  • cordas;
  • pneus;
  • anilhas;
  • kettlebells;
  • elásticos;
  • caixas;
  • argolas.

5. Muay thai

Nessa modalidade, o atleta treina cotoveladas, socos, chutes e joelhadas. Além de ajudar a reduzir o percentual de gordura e proporcionar um bom condicionamento físico, o muay thai é um treino bastante dinâmico. Então, a pessoa consegue manter a motivação lá em cima e aprender novas técnicas constantemente.

Quais são os principais benefícios do treino de cardio?

Agora que você já conhece os melhores exercícios que compõem um treino cardiorrespiratório, confira os principais benefícios dessa prática para a sua saúde.

Combate a depressão e a ansiedade

Os exercícios cardio são excelentes para combater problemas de ansiedade e depressão. Assim, é importante ressaltar que o treino não serve apenas para fins estéticos, mas pode ser um aliado para a saúde e a vida em geral.

Ameniza as dores musculares

Os treinos cardiorrespiratórios podem reduzir diversas dores musculares. Os incômodos diminuem pela melhora do condicionamento físico em geral e pelo fato de seus músculos receberem mais oxigênio, já que os exercícios vão aumentar a circulação sanguínea.

Portanto, se você deseja treinar com menos dores, considere fazer um cardio caprichado, pelo menos, duas vezes por semana.

Proporciona mais disposição

Quem mantém a frequência de exercícios, em poucos dias já consegue sentir que ganhou mais energia — até mesmo em atividades simples do dia a dia, como subir escadas sem tanto esforço. A pessoa se sente mais ativa e recebe uma injeção de ânimo para seguir firme nos objetivos.

 Diminui a compulsão alimentar

As compulsões por doces e alimentos gordurosos podem ser provocadas por ansiedade e depressão. Como explicamos, o treino de cardio ajuda a combater esses quadros. Logo, a pessoa pode praticar os exercícios para diminuir os sintomas e, assim, ter um incentivo a mais para manter uma alimentação saudável.

Como vimos, o treino de cardio traz muitos benefícios: melhora a sua respiração e o seu condicionamento físico, controla doenças, entre outros. Por isso, não deixe de incluir os exercícios na sua rotina. E para potencializar os treinos, mantenha uma alimentação adequada, durma bem e use suplementos alimentares de qualidade.

Gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais? Então saiba o que é essencial para queimar gordura!

deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *