Albumina: por que ela é uma aliada importante para os seus treinos?

 

albumina-por-que-ela-e-uma-aliada-importante-para-os-seus-treinos.jpeg

O ovo recebeu muitas críticas negativas e injustas no passado. O que muita gente não sabia é que ele é um dos alimentos mais saudáveis que existem. Para começar, representa uma boa fonte de proteína.

Por isso, muitas pessoas, hoje em dia, particularmente aquelas que praticam exercícios físicos, incluíram a albumina — um nutriente encontrado nos ovos — em sua rotina.

Conhecida como a proteína derivada do ovo, a albumina não é uma novidade. Durante a década de 90, seu consumo era extremamente popular. Ela já era usada por quem vive em busca de um físico atraente muito antes que o surgimento de outras alternativas virassem uma sensação.

Quer saber mais sobre as indicações, benefícios e tirar todas as suas dúvidas sobre esse suplemento? Continue a leitura e descubra!

O que é e para que serve?

Sintetizada pelo fígado, a albumina é a proteína mais abundante do nosso corpo. Desempenha papéis importantes no funcionamento do organismo, entre eles diversos relacionados ao metabolismo. Ainda transporta e fornece aminoácidos até os músculos.

Além disso, é essencial na manutenção do equilíbrio de água entre o sangue e os tecidos, combate aos radicais livres e no transporte de substâncias — por exemplo, cálcio, magnésio e bilirrubinas. Também se fixa a metais pesados e compostos tóxicos, o que facilita a sua eliminação e reduz riscos à saúde.

Na forma de suplemento, a albumina é obtida por meio da parte branca do ovo que é desidratada e transformada em um pó fino. Parte do processo de fabricação é a pasteurização, que ajuda a garantir que os produtos sejam livres e protegidos de patógenos. Mesmo após esse aquecimento, não há prejuízo em sua qualidade nutricional.

A clara de ovo oferece uma fonte de proteína completa e de alto valor biológico. Isso significa que fornece todos os aminoácidos necessários em diversas circunstâncias, como na hipertrofia muscular.

Casos em que é indicada

Embora quase todos possam se beneficiar do uso da albumina, atletas, praticantes de musculação e fisiculturistas são geralmente aqueles que mais precisam dela. Uma vez que a ingestão regular vai ajudá-los a atingir seus objetivos específicos.

Da mesma forma, pessoas que fazem treinamento físico de alta intensidade podem usar a proteína em pó para aumentar a força muscular. Isso porque esse elemento é um aliado no ganho de massa magra.

Além disso, a albumina também pode contribuir na perda de peso. Especialistas sugerem que seu uso pode ser recomendando para pacientes que sofreram queimaduras e durante a recuperação de algumas cirurgias.

Benefícios da albumina

Esse suplemento é repleto de vantagens para a saúde. Conheça algumas das maiores recompensas que o seu uso é capaz de proporcionar!

Fonte de proteínas e aminoácidos essenciais

Como mencionado, a clara do ovo contém aproximadamente 40 tipos de proteínas, além de aminoácidos importantes. Seu conteúdo de leucina, valina e isoleucina colabora significativamente no crescimento e desenvolvimento muscular. A leucina também pode ajudar a elevar nossa taxa metabólica para que a capacidade de perder peso seja aumentada.

Tais nutrientes são classificados como de alta qualidade e são indispensáveis para auxiliar você a desempenhar suas funções diárias adequadamente e manter os músculos. Uma refeição rica em proteínas produz glucagon, um hormônio que promove a queima de gordura. Sendo assim, fica mais fácil acabar com aquela barriga saliente.

Além dos três aminoácidos mencionados, a albumina contém outro nutriente, chamado arginina. Tal componente estimula a circulação sanguínea e o consumo de oxigênio, aumenta o nível de energia e melhora a clareza mental.

Isenta de colesterol e gorduras

Não é em vão que a albumina é reconhecida como um dos melhores suplementos hiperproteicos. Por não incluir a gema do ovo em sua composição, não é fonte de colesterol. As claras também não contêm gorduras. Sendo assim, você não precisa se preocupar se está consumindo esse ingrediente.

Pobre em carboidratos

Uma refeição de baixo carboidrato é indicada para pessoas que querem eliminar o excesso peso. Em 2 colheres de sopa de albumina há apenas em média 1,2 gramas de carboidrato, contra 17 gramas de proteínas — 3 vezes mais do que um ovo. O que causa a sensação de saciedade, devido a sua digestão lenta. Para quem procura perder peso, ela ajuda a diminuir a fome entre as refeições.

Livre de produtos lácteos

A albumina é uma alternativa segura aos que sofrem com intolerância à lactose, por não conter leite e seus derivados. Dessa forma, não há perigo de desenvolver alergias ou reações adversas naqueles que não toleram essa substância.

Para os que são alérgicos à caseína, soja, soro de leite e glúten a proteína do ovo é igualmente segura.

Como a albumina deve ser consumida?

A albumina tem uma velocidade de absorção moderada e pode ser usada em diversos horários. Uma sugestão é consumi-la antes de dormir, pois, uma vez que durante o sono ficamos muito tempo em jejum, ela atuará como uma fonte de energia que evita o catabolismo e contribuirá na recuperação muscular.

Usá-la entre os intervalos das refeições é outra opção. Ainda assim, os melhores horários e a quantidade ideal para as suas necessidades devem ser prescritos por um nutricionista após uma análise individual.

A albumina pode ser acrescentada em diversas preparações ou dissolvida em água ou leite.

Principais dúvidas

A albumina engorda?

De forma geral, nenhum hiperproteico promove por si só o ganho de peso, uma vez que seus componentes dificilmente são convertidos em gordura. Ainda assim, o excesso de calorias tanto de complementos quanto de alimentos, se não bem equilibradas, pode sim engordar. Por isso, é fundamental aliar seu uso a uma alimentação saudável.

Qual a quantidade que devo usar?

Basicamente, não existe uma quantidade ideal fixa. Você deve usar o suplemento de forma a complementar as suas necessidades proteicas diárias. Isso depende do seu tipo de treino, hábitos alimentares e de outras variáveis individuais.

Posso usar com outros suplementos?

Sim, mas cada caso deve ser orientado e acompanhado por um profissional, para que você seja avaliado, sua dieta ajustada e, enfim, alcance os melhores resultados.

Cuidados ao usar albumina

Como acontece com qualquer suplemento alimentar, a albumina pode produzir efeitos colaterais. Os mais comuns são: diarreia, gases e inchaço, entre outros. Algumas pessoas alérgicas a ovos podem ter reações, como erupções cutâneas.

Já os portadores de doenças hepáticas, cardíacas, insuficiência renal, pancreatite e hemofílicos devem evitar usar esse suplemento.

Do mesmo modo, gestantes, lactantes, idosos e menores de 18 anos não devem consumir suplementos de albumina sem orientação.

Por último, mas não menos importante, é necessário considerar o fabricante do produto e qual a sua reputação. Com inúmeras empresas competindo na indústria de suplementos, certamente há algumas boas e outras ruins. Sendo assim, quando decidir pela albumina procure por quem seja referência em qualidade e segurança, certo?

Como você notou, são vários os motivos pelos quais a albumina deve fazer parte da sua rotina. Para ficar por dentro de mais conteúdos semelhantes a esse, siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn!

deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *