Saiba de uma vez como melhorar a performance durante os treinos

Depois de praticar musculação por determinado tempo, o corpo tende a responder menos aos exercícios e fica mais difícil ganhar massa magra e perder gordura. Nesse caso, é importante conhecer formas de melhorar a performance durante os treinos para conseguir atingir os seus objetivos.

Alguns fatores afetam o rendimento nos treinos e prejudicam sua rotina. Entre os principais estão a má alimentação, o estresse, a falta de sono, a baixa hidratação e o consumo de bebidas alcoólicas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você compreender como elevar sua performance durante os treinos e se desenvolver ainda mais. Boa leitura!

Principais influenciadores da performance

Quem deseja aumentar a performance durante os treinos precisa melhorar o estado nutricional e o descanso. É importante que o atleta esteja bem descansado, tenha boas noites regulares de sono e se alimente adequadamente.

Não adianta apenas treinar, é necessário ingerir carboidratos via suplementação, frutas, batata-doce, ou outro alimento do tipo. Existem também suplementos específicos para melhorar o desempenho, como veremos a seguir.

O aumento do intervalo de recuperação entre as séries é outro fator que permite uma melhoria no desempenho durante os treinos. Esse ponto exerce influência direta na carga total que pode ser aplicada e na determinação do estresse do treinamento.

A periodização no treinamento também é importante para melhorar o desempenho e a performance, seja para correr mais rápido, seja para saltar mais alto. É possível articular as variáveis de treino para o progresso, o que é extremamente importante. Porém, para melhorar o desempenho no exercício, o mais recomendado é utilizar a creatina e os ergogênicos.

Formas de elevar a performance durante os treinos

Embora o desempenho esteja muito relacionado às capacidades específicas de cada indivíduo, existem algumas formas de aumentar a performance durante os treinos. Para isso, é importante ter atenção a alguns detalhes dos seus exercícios e da sua rotina, como os abordados a seguir.

Periodização

Planejamento e organização são fundamentais para aumentar seu desempenho. Um treinamento bem-feito é capaz de melhorar seu rendimento e de trazer melhores resultados. A periodização consiste em definir estímulos diferentes em um espaço de tempo limitado.

Isso garante que o corpo será exposto a impulsos diferentes em determinados períodos, fazendo com que ele não se acostume com a rotina. Além disso, a periodização evita lesões e o excesso de treinamento que leva o atleta ao esgotamento físico (overtraining).

Alimentação

Os carboidratos são nutrientes fundamentais para a produção de energia — assim como as gorduras. Por isso, é difícil melhorar o desempenho sem eles. O ideal é consumir quantidades corretas de carboidratos de boa qualidade.

Prefira sempre os integrais, de baixo índice glicêmico e com bom valor nutricional, pois eles são importantes para aumentar a performance e melhorar a saúde.

Hidratação

A hidratação é essencial para o organismo funcionar corretamente. Assim, é possível progredir nos treinos com segurança. E não basta beber água antes, durante e depois dos exercícios, pois a ingestão de líquidos deve acontecer durante todo o dia.

Isso faz com que as reações metabólicas melhorem, bem como o seu desempenho. Além do mais, uma boa hidratação ajuda a desenvolver consideravelmente a regeneração muscular.

Intensidade

O aumento da intensidade dos treinos é um ponto importante para a melhora do desempenho. A periodização, por exemplo, tende a diminuir o volume e a elevar a intensidade, para que seja possível ter uma boa performance.

Por isso, obedeça ao seu treinamento e aumente constantemente a intensidade, para que seu corpo se adapte aos níveis mais altos de exigência muscular e bioenergética.

Descanso

Por fim, o descanso também deve ser entendido como parte do treino. Você só aumentará o seu desempenho se tiver uma boa recuperação muscular entre um treinamento e outro. Isso permite que suas células se regenerem e se preparem para os próximos exercícios. Portanto, priorize a qualidade do seu sono e otimize o descanso entre as sessões de atividades.

Suplementos que ajudam na performance

Quem treina com frequência precisa manter os níveis de nutrientes adequados no organismo para ter a energia necessária durante os exercícios, melhorar a recuperação após o treinamento, potencializar o desempenho e, assim, atingir os objetivos pessoais.

Dessa forma, o uso dos suplementos corretos é importante para os atletas e os praticantes de exercícios físicos manterem a boa forma física e a saúde. Por meio deles, também é possível aumentar a massa muscular e a força.

O Whey Protein, por exemplo, é um bom substituto da proteína na dieta. Os seus principais benefícios estão na melhora da digestibilidade em relação a outras proteínas, como as de origem animal (frango e carne, por exemplo).

Teoricamente, se uma pessoa conseguisse ingerir quilos de frango por dia, ela não precisaria de Whey Protein. Quando comparado com a carne vermelha, o suplemento é digerido muito mais rapidamente do que uma proteína animal, porém não apresenta melhoria no desempenho.

A cafeína, a creatina, alguns ergogênicos e os suplementos melhoram o desempenho. Associados ao aumento do intervalo de recuperação, o resultado é ainda melhor em cada série.

Creatina

Quando o assunto é melhoria da performance, a creatina representa uma unanimidade entre os atletas. Ela fornece energia rapidamente, bem como mais resistência para utilizar pesos maiores e fazer mais repetições.

Se a energia dos músculos acabar, a creatina age como um carregador, restabelecendo o vigor físico. Dessa forma, esse suplemento tem influência direta na hipertrofia e no aumento de massa muscular.

Cafeína

A cafeína é eficiente tanto em exercícios longos e de resistência quanto em atividades de curta duração e alta intensidade. A substância também age nas células que armazenam gorduras e faz com que elas as liberem para a corrente sanguínea, acelerando sua chegada aos músculos para fornecer energia.

Porém, pode causar diversos efeitos colaterais se consumida em excesso, como insônia, danos à memória, ansiedade, irritação, dor de cabeça, entre outros.

Maltodextrina

A maltodextrina é um carboidrato complexo, por isso, é absorvida aos poucos pelo organismo. Essa substância é essencial para fornecer energia ao corpo, evitando que as células precisem usar a energia proveniente das proteínas — responsáveis pela formação e manutenção dos músculos.

Ter uma melhor performance durante os treinos é um objetivo muito comum entre os adeptos da musculação. Ao fazer um exercício, você produz um estímulo para o seu organismo se desenvolver, por isso, é importante respeitar os seus limites, descansar corretamente, se alimentar bem e investir em suplementação. Assim, você se desenvolve e melhora sua eficiência nos treinamentos.

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