Corrida na esteira ou na rua: como escolher a melhor opção?

A corrida é uma velha conhecida de quem pretende perder peso, melhorar o condicionamento físico e expulsar o sedentarismo de uma vez por todas da sua vida. No entanto, é preciso entender melhor como essa prática funciona e conhecer todos os benefícios que ela pode gerar antes mesmo de começar.

Em geral, existem duas formas distintas de praticar esse tipo de exercício: corrida na esteira ou na rua. Ambas bastante benéficas para a saúde do corpo. Considerando as vantagens e desvantagens de cada uma delas, é possível decidir qual é a ideal para o seu objetivo.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre corrida na esteira ou na rua, fique conosco. No post de hoje você vai entender a importância do exercício aeróbico, quais são as vantagens dessas duas modalidades de corrida e também as suas desvantagens. Além disso, vamos apresentar outras alternativas para quem quer explorar o mundo do aeróbico. Aproveite!

Conhecendo a importância do exercício aeróbico

É verdade que, para quem começa a treinar, a musculação é um grande estimulante, ainda mais quando o corpo toma formas mais definidas. No entanto, para que os melhores resultados sejam alcançados, não adianta apostar só nesse tipo de exercício. É preciso contar também com os aeróbicos.

Exercícios aeróbicos são aqueles que exigem o trabalho de grandes grupos musculares com um ritmo constante. Geralmente esse tipo de atividade provoca uma respiração mais forte e acelerada. Como consequência, melhoram o uso de energia pelo corpo e auxiliam todo o organismo a queimar uma quantidade maior de calorias.

Além de complementar o treino e tornar os resultados muito mais eficientes, os exercícios aeróbicos contribuem de diversas formas para a saúde em geral. Como é um tipo de exercício que ajuda a fortalecer as funções cardiovasculares, acaba atuando no corpo inteiro.

Entre os impactos mais relevantes da prática de exercícios aeróbicos estão:

  • maior eficiência cardíaca — o coração aumenta a capacidade de bombear sangue pelo corpo, mesmo diminuindo a frequência cardíaca;
  • mais saúde mental — exercícios físicos promovem a liberação de endorfinas, que combatem sentimentos como a ansiedade, o estresse e a depressão;
  • previne doenças — fortalece o sistema imunológico, reduz a obesidade, o risco de doenças cardíacas, o diabetes e os acidentes vasculares cerebrais;
  • aumenta a disposição — apesar de aumentar o cansaço a curto prazo, em longo prazo o resultado é um melhor condicionamento e disposição física;
  • contribui para a perda de peso — como envolvem um gasto calórico maior, os exercícios aeróbicos contribuem para a perda geral de gordura do corpo.

Agora que você já conhece os benefícios e a importância de praticar exercícios aeróbicos, que tal aprofundar um pouco mais o assunto sobre corrida na esteira ou na rua? Continue conosco!

Entendendo as principais vantagens de cada exercício

A corrida é um exercício que ativa grandes grupos musculares e faz com que o corpo trabalhe em conjunto. Além disso, tem um papel importante no aumento do condicionamento físico. No entanto, escolher entre praticar corrida na esteira ou na rua gera diferentes resultados.

Corrida na esteira

Existem algumas vantagens obtidas ao optar pela corrida na esteira em vez da corrida ao ar livre. Confira algumas delas:

  • é mais seguro — correr em esteira reduz o risco de acidentes, sejam de trânsito ou por descuido, como virar o pé em um desnível no solo;
  • é flexível — a esteira permite que você aproveite o horário da madrugada ou mesmo os dias de chuva para correr sem maiores complicações;
  • é constante — como permite regular a velocidade, a esteira faz com que o ritmo da corrida seja sempre o mesmo;
  • é monitorada — em geral, as esteiras vêm com aparelhos que ajudam a medir e controlar a frequência cardíaca.

Conheça agora as vantagens de optar pela corrida na rua.

Corrida na rua

Se correr em uma esteira proporciona vários benefícios, a corrida na rua também é capaz de gerar benefícios específicos. Veja:

  • é dinâmico — a corrida na rua possibilita um dinamismo maior durante a atividade, pois inclui subidas, descidas e diferentes tipos de solo;
  • é mais intenso — o corpo precisa ser projetado para frente durante a corrida, exigindo mais esforço, enquanto na esteira o chão “se move” sob os pés;
  • é mais agradável — a possibilidade de treinar em um ambiente natural torna essa opção ainda mais atrativa, ajudando também para espairecer;
  • é mais completo — por envolver diferentes terrenos, a corrida na rua permite trabalhar melhor habilidades como coordenação motora, localização espacial do corpo e equilíbrio.

Mas nem só de benefícios são feitas essas opções. Confira, a seguir, as desvantagens que cada opção pode oferecer.

Identificando as suas desvantagens

Corrida na esteira

  • por se tratar de um ambiente fechado, a corrida na esteira costuma ser monótona;
  • para quem pretende participar de competições, utilizar apenas a esteira não é um bom método de treinamento;
  • o treino em ambiente fechado dificulta a troca de calor entre o corpo e o ambiente, inibindo a termorregulação;
  • em comparação com a corrida de rua, e por não contar com a resistência do vento, a corrida na esteira gasta menos calorias.

Corrida na rua

  • controlar as variáveis como velocidade média, inclinação e controle de carga é mais difícil na corrida de rua;
  • o treino na rua oferece mais risco de lesão por impacto;
  • exige mais força e resistência para o desenvolvimento do aspecto biomecânico dos movimentos;
  • o atleta fica à mercê das condições climáticas, que podem tornar o treino ainda mais pesado.

Considerando outras possibilidades

Para quem procura outras opções ou mesmo uma forma de complementar o treino, uma boa alternativa é experimentar os exercícios em casa. Com essa prática, é possível adaptar os treinos à rotina e se manter em forma.

Além de ser mais barato, treinar em casa proporciona uma maior flexibilidade para definir horários e o tipo de treino. Ainda é possível contar com a ajuda de um profissional na área.

Gostou deste post sobre corrida na esteira ou na rua? Que tal conferir o nosso Guia Prático para Fazer Exercícios em Casa?

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