O que é dextrose e porque devo usar no treino?

Para acertar na suplementação e ter treinos melhores, não basta pensar apenas nas proteínas e aminoácidos. É essencial considerar as fontes de energia, já que o corpo desgastado necessita repor as energias. Então, saber o que é dextrose é fundamental.

Esse é um produto de uso simples e que é capaz de oferecer resultados incríveis. Desde que seja de qualidade e usado da forma certa, é um jeito de melhorar o desempenho de vários modos.

A seguir, conheça o que é dextrose e entenda como usá-la a seu favor.

Afinal, o que é dextrose e como funciona?

A dextrose é um suplemento alimentar de glicose obtido a partir de um carboidrato simples do amido de milho. É capaz de repor as energias de maneira intensa e rápida.

Basicamente, a sua ingestão serve como “combustível” para as células do organismo. Por causa da metabolização do componente pelo corpo, as estruturas recebem uma dose extra de energia.

Quais são os benefícios do suplemento?

Depois de entender o que é dextrose, é essencial conhecer os seus principais pontos positivos. Desse jeito, dá para compreender como essa ingestão ajuda nos treinos e na conquista do shape ideal. A seguir, veja quais são as maiores vantagens da suplementação.

É uma fonte rápida de energia

Por ser um carboidrato simples, a dextrose tem uma absorção muito descomplicada. O organismo não precisa quebrar a estrutura em porções menores para que sejam absorvidas, o que leva a um processo bem mais rápido.

Outras fontes de energia precisam passar pelo fígado e, com isso, têm uma atuação lenta. Assim, há o risco de perder a janela de oportunidade para conseguir os melhores impactos. Com o suplemento, a liberação de energia acontece em poucos minutos, o que garante a conquista de bons resultados.

Repõe os estoques de glicogênio

O glicogênio é a substância responsável por dar energia ao músculo. Durante o treino, você utiliza boa parte das reservas — quanto mais intenso ele for, maior é o gasto.

A glicose, por sua vez, é um dos componentes dessa substância. Então, ingerir a dextrose favorece o metabolismo de glicogênio, o que leva à reposição desses níveis. Assim, os músculos têm energia para realizarem atividades importantes no pós-treino, como absorver e utilizar as proteínas e aminoácidos transportados.

Acelera a recuperação dos músculos

Após uma atividade intensa, é comum que os músculos sofram pequenas lesões. Isso gera a necessidade de descanso entre sessões, além de causar incômodos, como cãibras e algumas dores. Quanto mais rápida for a recuperação muscular, menores serão o desconforto e o tempo necessário para voltar.

Com a chegada dos nutrientes e com a sua absorção facilitada, a reconstrução das fibras musculares é otimizada. Tal cenário, portanto, faz com que a dextrose leve a uma aceleração na etapa de recuperação.

Evita o processo de catabolismo

O catabolismo é um processo que ocorre quando o corpo busca fontes de energia após o treino. Quando ele não as encontra, “ataca” os próprios músculos, o que gera perda de massa magra. Na prática, isso faz com que o treinamento seja desperdiçado.

Felizmente, o suplemento evita o problema. Ao ser ingerido logo após a atividade, o produto repõe rapidamente os níveis de glicogênio. Assim, o corpo tem energia para se recuperar, sem afetar a massa muscular. Como consequência, há um favorecimento na hipertrofia.

Como consumir em treino aeróbico?

Em um treino aeróbico, o suplemento é indicado para ser ingerido antes ou, preferencialmente, durante a prática. É uma alternativa para oferecer um bom nível de energia e garantir um desempenho melhor na atividade. Como pós-treino, o uso da dextrose é interessante, pois a captação de glicose está otimizada devido ao processo de contração muscular.

Os dias de descanso ou de recuperação entre treinos não devem incluir o uso do produto. Do contrário, ele pode ajudar a aumentar o índice de gordura do organismo.

Qual é a quantidade recomendada?

Cada pessoa tem uma necessidade e um objetivo. O ideal é respeitar o gasto calórico e energético para fazer uma reposição adequada. Então, o melhor é ter uma orientação profissional.

Quais são as outras orientações?

Além de entender o que é dextrose e como ela atua, também é importante compreender como obter seus resultados otimizados. Em geral, pessoas que desejam emagrecer e/ou diabéticos não devem usar o suplemento sem a devida orientação. Como altera o padrão glicêmico, pode causar impactos negativos.

Também é fundamental tomar no momento certo e na quantidade ideal. Ultrapassar o limite faz com que o açúcar não absorvido se transforme em gordura, o que leva ao ganho de peso.

Depois de explorar todas essas informações, você não apenas sabe o que é dextrose, mas entende como ela pode ajudar. Com o consumo adequado, os resultados vêm na forma de mais energia e músculos.

Para adquirir suplementos de qualidade, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *