É possível substituir as refeições de forma saudável?

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A busca pelo emagrecimento tem crescido nos últimos anos, e muitas pessoas encontraram uma nova forma para chegar ao corpo ideal: substituir as refeições é uma das estratégias utilizadas para ter o físico dos sonhos.

A troca das principais refeições é feita principalmente pelo uso de shakes, que fazem parte da mesa de muitos esportistas — não é raro encontrar uma pessoa que consome esses produtos.

Mas será que é possível substituir as refeições por shakes de forma saudável? Continue a leitura para descobrir!

Aprenda a escolher o shake

Na hora da decisão de substituir as refeições por um shake, você precisa atentar para alguns pontos que são fundamentais para não correr nenhum risco de trazer danos à sua saúde.

Verifique a qualidade

É fundamental que você verifique a qualidade do shake e a sua composição. Atente para todas as informações contidas no rótulo e para os nutrientes utilizados no produto, analisando se ele apresenta tudo de que você precisa.

Procure informações sobre a marca

Com o advento da tecnologia, ficou muito mais fácil saber a procedência de qualquer produto e conhecer informações sobre o fabricante. Por isso, pesquise na Internet se a marca é reconhecida no mercado e busque informações com profissionais de educação física e nutricionistas.

Além da opinião de outras pessoas, verifique se o produto detém todos os selos de qualidade reconhecidos pela Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (ANVISA). Lembre-se de nunca escolher uma marca pelo preço, mas pela qualidade.

Conheça os benefícios do shake

Os shakes proporcionam diversas vantagens para quem quer emagrecer de forma saudável e não se render às famosas “dietas milagrosas”. Veja alguns benefícios do produto a seguir!

Gerenciamento do peso

Quando o shake é ingerido da forma correta, permite que o indivíduo consiga observar resultados positivos. Ele serve não somente para aquelas pessoas que querem emagrecer, mas também para quem precisa manter o peso em dia.

Mais disposição

Os shakes proporcionam maior disposição quando aliados a alguns alimentos, como a banana, que é uma fruta poderosa para elevar a energia no corpo. A bebida ajuda a preparar as pessoas para a rotina cansativa do dia a dia.

Maior praticidade

Essas bebidas são ideais para aquelas pessoas que querem ter uma alimentação saudável, mas não têm tempo para preparar uma comida que tenha todos os nutrientes necessários de que o seu organismo precisa. Os shakes acabam sendo uma ótima alternativa.

Mais saciedade

Com a escolha correta do shake, com uma concentração maior de carboidratos, proteínas, gorduras boas e, principalmente, fibras, os esportistas conseguem ter uma sensação de saciedade maior. Dessa forma, mantêm-se satisfeitos por um período mais elevado, até a próxima refeição, o que permite que comam em poucas quantidades.

Saiba como preparar seu shake

Existem diferentes sabores de shake no mercado — escolha o seu preferido e comece a tomá-lo com outros alimentos, que ajudam no processo de mastigação, já que isso também contribui para a perda de peso.

Sugestão de preparo

Alguns nutricionistas recomendam o consumo do shakes caseiros, mas é essencial incluir ingredientes importantes para a complementação da alimentação, como proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras.

Shake caseiro

O shake pode ser consumido em qualquer horário do dia, até mesmo no café da manhã, principalmente por aquelas pessoas que têm pressa de sair de casa para ir ao trabalho ou para outro compromisso.

Os profissionais indicam o shake com linhaça, adição de leite sem lactose e farelo de aveia. Para que fique ainda melhor, pode-se acrescentar uma fruta a gosto.

Existem outras opções de preparo recomendadas por especialistas para esse tipo de shake, uma vez que a pessoa sempre deve variar o cardápio, senão acabará enjoando. Confira:

  • carboidratos: contidos nas frutas;
  • proteínas: podem ser tanto provenientes de leite desnatado, vegetal, iogurte natural ou de suplementos proteicos quanto do Whey;
  • gorduras: encontradas na castanha do Pará, nas amêndoas etc.;
  • fibras: o shake caseiro pode ser feito com farelo de aveia, flocos de amaranto, flocos de quinoa, semente de chia etc.

Cuidados na preparação

Assim como quanto aos shakes já fabricados, é preciso tomar cuidado ao preparar a modalidade caseira e prestar atenção para evitar a repetição dos ingredientes, pois cada um exerce uma função no organismo.

Atente também para não deixar nenhum de fora da receita.

Por exemplo, você não pode colocar duas frutas no mesmo preparo — pois são dois carboidratos — e esquecer de incluir uma fibra. Sempre deve haver um equilíbrio no cardápio.

Max Shake

Caso você prefira, existe também o Max Shake, uma opção rápida e prática que pode fazer a diferença no seu dia a dia. O produto tem todos os nutrientes que são indicados por nutricionistas, como proteínas, carboidratos e gorduras boas, além de fibras, vitaminas e minerais.

Essa outra modalidade de shake apresenta diversos sabores, já que é sempre bom variar. Portanto, depende do gosto de cada um, mas há versões de chocolate, morango e vitamina de frutas.

A sugestão é que o Max Shake seja consumido juntamente a 200 ml de leite desnatado. A quantidade seria de 35 gramas, o que equivale a 3 colheres de sopa cheias. O shake deve ser agitado até que fique homogeneizado — com o uso de uma coqueteleira ou batendo no liquidificador.

Consuma com atenção

Como apresentado, é possível substituir as refeições de forma saudável, mas é preciso ter atenção ao preparo dos shakes — tanto dos fabricados quanto dos caseiros. Ambos oferecem os nutrientes necessários para a saúde, porém, médicos e nutricionistas recomendam um equilíbrio na ingestão desses tipos de alimentos.

Vale lembrar, ainda, que é recomendável procurar profissionais especializados para auxiliar na procura do produto correto, na definição da quantidade adequada para o seu organismo e no estabelecimento do momento certo para consumo. Nunca tome shakes por conta própria, pois isso pode afetar a sua saúde!

A recomendação de médicos e nutricionistas é importante, pois cada pessoa tem suas próprias características. O que serve para o seu amigo pode não se encaixar com o que o seu organismo precisa.

Gostou do post de hoje sobre substituir as refeições? Em caso de dúvida, não perca tempo e entre em contato conosco!

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