Mitos e verdades sobre a dieta detox que você precisa conhecer!

mitos-e-verdades-sobre-a-dieta-detox-que-voce-precisa-conhecer.jpeg

A dieta detox é voltada para a desintoxicação do organismo por meio da ingestão de alimentos que proporcionam a eliminação de líquidos e toxinas, acumulados em uma dieta não balanceada. O seu principal objetivo é evitar substâncias prejudiciais para o nosso organismo, como agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares, gordura trans e sal em excesso.

Existem vários tipos de dieta detox. Normalmente elas se baseiam na diminuição da ingestão diária de calorias e no maior consumo de líquidos. A duração costuma ser curta, sendo indicada após períodos de alimentação desregrada.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post!

Como funciona a dieta detox

Normalmente a dieta detox é dividida em duas fases. A primeira consiste em uma alimentação mais líquida, que inclui sopas caseiras, sucos e shakes indicados pelo nutricionista. O consumo diário costuma ser de 1.000 calorias, divididas em refeições de, em média, 2 em 2 horas. A duração é de cerca de 3 dias. Na segunda fase são permitidos alimentos sólidos, portanto o aporte calórico é levemente aumentado. Costuma durar de 4 dias a uma semana.

Os alimentos consumidos nesse tipo de dieta são, principalmente, frutas frescas e secas, verduras e legumes orgânicos, cereais integrais, chás, oleaginosas, ovos, peixes, óleos extra virgens, linhaça, ervas frescas e secas, vinagre de maçã, leites de vegetais, sal rosa, limão, gengibre, mel, cacau em pó, entre outros.

Alguns alimentos devem ser excluídos, como as gorduras trans, as frituras, os processados, os alimentos ricos em açúcares e sal, glutamato monossódico, cafeína, refrigerantes, bebidas alcoólicas, corantes, conservantes e alimentos com edulcorantes artificiais, glúten, leite e derivados.

Mitos e verdades sobre a dieta detox

A dieta detox é uma das queridinhas atualmente. Conhecida com uma dieta diurética, nutritiva e desintoxicante, ela promete “limpar” o organismo após excessos alimentares que cometemos durantes as férias ou festas de fim de ano, por exemplo.

No entanto, os especialistas alertam que não existem milagres. Por isso, é importante conhecer os mitos e as verdades a respeito dessa modalidade de dieta.

Usar o nome detox para denominar uma dieta é 100% correto

MITO. O termo detox não apenas existe como é importante. No entanto, ele subentende mais um conceito ou método do que uma dieta específica.

É claro que o consumo de alimentos voltados para a desintoxicação do organismo é necessário e uma excelente escolha. Entretanto, não se esqueça que viver constantemente à base de uma dieta de pouquíssimas calorias é uma prática equivocada e desaconselhada pelos profissionais.

Existem alimentos com poder detox

VERDADE. Existem vários alimentos com efeito detox, como folhas, limão, agrião, chá verde, brócolis, gergelim e frutas. As fibras também são agentes naturais que limpam o organismo por meio do aumento do trânsito intestinal.

A alimentação detox traz sempre efeitos positivos para a saúde

MITO. O seu organismo tem necessidades nutricionais próprias, por isso, seguir dietas que estão na moda sem acompanhamento profissional pode causar desnutrição, baixa disposição, diminuição da imunidade e redução da massa muscular.

Portanto, não é de forma alguma aconselhável viver constantemente à base de uma dieta com pouquíssimas calorias, especialmente se ela consistir exclusivamente em refeições líquidas.

A dieta detox limpa o organismo

VERDADE. Como já dito anteriormente, a dieta detox preza pelo consumo de alimentos que estimulam a eliminação de líquidos e toxinas que não são benéficos à saúde, desintoxicando o organismo.

Entretanto, devemos destacar que a dieta detox não é sempre necessária para limpar o organismo. Ele deve ser desintoxicado diariamente de maneira saudável, pelo consumo de alimentos naturais.

O ideal é seguir uma dieta detox disponível na internet

MITO. Essas dietas não são específicas e personalizadas, e não podem ser seguidas por um período maior do que 1 ou 2 dias. O acompanhamento, as variações e as opções de cardápio são montadas de acordo com o perfil de cada pessoa, seguindo a avaliação nutricional que identificará o detox mais recomendado. Portanto, esse tipo de dieta é indicado com acompanhamento profissional e com moderação!

As toxinas são liberadas pelo suor

VERDADE. O suor é formado basicamente por água e por outras substâncias eliminadas pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Portanto, determinados resíduos de alimentos e medicamentos podem ser eliminados dessa forma.

A dieta detox pode prejudicar a saúde

VERDADE. O grande risco aqui é prolongar a dieta além do indicado ou realizá-la sem acompanhamento de um nutricionista. A manutenção por tempo prolongado pode causar indisposição, redução do teor de açúcar no sangue, perda muscular, queda da imunidade, tontura e cansaço.

O suco verde realmente funciona

VERDADE. Os sucos verdes estimulam o funcionamento do metabolismo e, consequentemente a termogênese corporal, ajudando no controle do peso. Eles são ricos em vitaminas, constituindo-se como boas opções para complementar a alimentação diária.

O suco verde é, inclusive, indicado antes do café da manhã, para começar o dia com mais energia. No entanto, ele não deve substituir uma refeição.

Benefícios da dieta detox

A dieta detox auxilia no processo de emagrecimento devido à redução da quantidade de calorias ingeridas, aumentando o gasto de energia — o que culmina em perda de peso. Além disso, ela melhora a digestão e acelera o metabolismo, contribuindo para o incremento da eficácia da queima de gordura.

Ela também diminui a retenção de líquido, maximiza a função do fígado, ajuda na redução de acne e celulites, melhora a qualidade do sono e combate o envelhecimento precoce. Além disso, estimula o consumo de alimentos saudáveis e reduz a ingestão dos que são prejudiciais à saúde.

Apesar de todos esses benefícios, o importante é sempre manter uma alimentação balanceada e saudável. Por isso, destacamos novamente a importância do acompanhamento de um nutricionista para alcançar resultados positivos sem prejudicar a saúde. O profissional indicará a dieta mais adequada para o seu organismo, garantindo que os alimentos consumidos sejam capazes de suprir as suas necessidades nutricionais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a dieta voltada para a desintoxicação do organismo, que tal conhecer melhor a dieta dos fisiculturistas? Se o que você deseja é construir um físico avantajado com baixo percentual de gordura e músculos bem definidos, então as dicas que você vai encontrar por lá são essenciais!

deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *