O que fazer quando estiver sem tempo para treinar?

O que fazer quando estiver sem tempo para treinar?

Praticar exercícios é comum na rotina de muita gente, mas para algumas pessoas é um enorme sacrifício. Com o estilo de vida moderno, o tempo vem se tornando cada vez mais escasso e, junto com isso, aparece o sedentarismo. O grande motivo é a falta de tempo, é claro! 

Quando você prioriza o trabalho e deixa de lado o exercício físico, esquece que ele é um grande aliado da sua concentração, auxiliando no alívio do estresse. Além disso, ele previne a pressão alta e o diabetes, os problemas articulares e a depressão. Então, se você quer realmente render mais no emprego e melhorar a sua qualidade de vida, comece a se mexer.

Existem dois conceitos diferentes para atividade física e exercício físico. A atividade física envolve a contração e o relaxamento dos músculos. Ela não é feita de forma programada, sendo ações do dia a dia, como uma caminhada ou pegar o saquinho do lixo e colocar para fora de casa.

Já o exercício físico é uma atividade com um objetivo, como uma corrida de 5 km mantendo a velocidade ou uma série de abdominais. Mesmo sem tempo para treinar, o ideal é unir os dois conceitos. Com pequenas mudanças de hábito, você já estará fora do grupo de sedentários.

Preste atenção a estas recomendações, porque vamos mostrar que sempre é possível encontrar um tempo para cuidar da saúde e não deixar o sedentarismo dominar você. Acompanhe!

Faça meia hora de exercício

Não estabeleça metas fáceis demais ou objetivos impossíveis. Faça o meio-termo. Entende-se que meia hora de exercícios por dia já é suficiente. Escolha uma atividade prazerosa e em pouco tempo você estará acostumado a praticar exercícios.

Além disso, você também pode realizar ao longo do dia atividades como subir e descer escadas, caminhar ou passear de bicicleta. Só não esqueça de manter a regularidade dos exercícios.

Outra dica é fazer exercícios de curta duração. Substitua os tradicionais exercícios de 45-60 minutos por séries mais curtas, distribuídas ao longo do dia. Você também pode fazer pequenas caminhadas durante o dia, de 10-15 minutos, ou seja, não precisa completar o total de meia hora de uma só vez. Tente variar durante o dia, fazendo caminhadas durante a manhã e pela noite, por exemplo.

Para quem não gosta de acordar cedo, faça no horário do almoço e à noite. Assim, fica mais fácil encaixar os exercícios na sua agenda.

Pratique atividades variadas

Procure fazer um pouco de cada: dançar, nadar, andar de bicicleta, jogar tênis ou até mesmo praticar  jiu-jitsu. Procure ocupar o seu dia com algo que seja agradável. Quando menos imaginar, aquilo que era difícil ou que despendia muito do seu tempo para ser executado já será parte da sua rotina.

O hábito de se exercitar deve se tornar uma atividade prazerosa, e não uma tortura, pois o melhor sempre estará por vir.

Estabeleça um horário para o treino

Encaixe o exercício na sua agenda e procure manter a disciplina com o horário! Se você não tem esse espaço de tempo, lembre de sempre reservar um tempinho durante o horário do almoço para treinar. Essa é uma excelente alternativa para as pessoas que levam uma vida muito corrida

Escolha a escada em vez do elevador

Use as ferramentas que você tem. Se tiver oportunidade de usar as escadas, opte por elas, em vez do elevador. Ao subir escadas, uma pessoa de 70 kg e até 1,75 m de altura gasta, em média, 360 Kcal/h. Se você subir 16 andares por dia, pode gastar até 211,2 Kcal. E o melhor é que não precisa ser tudo de uma vez.

Faça exercícios em casa

Você pode fazer abdominais, polichinelos, flexões, levantamento de pesos usando livros ou outros equipamentos que tenha em casa. Mais uma boa ideia é combinar atividade física, relaxamento e diversão.

Aprenda alguns alongamentos simples e transforme a atividade em um momento de diversão em família. Reúna o seu marido ou esposa, seus pais e seus filhos para fazer 15 minutos de alongamento, por exemplo.

Procure ser criativo, mas lembre-se de consultar um médico e fazer todos os exames necessários para ver se está tudo certo antes de começar.

Tenha concentração e foco nos exercícios

Procure executar cada exercício com maestria. Conte os intervalos entre os exercícios, não desperdice o seu tempo conversando ou mexendo no celular, respeite o tempo de descanso entre os treinos — você vai perceber uma grande diferença nos resultados.

Cuide da boa alimentação

Não esqueça da alimentação porque, muitas vezes, com a correria do dia a dia, as pessoas acabam se alimentando muito mal. Uma alternativa para não deixar faltar energia é sempre carregar consigo uma barrinha proteica ou tomar um shake.

Se você não mantiver a disciplina ou pelo menos a vontade de mudar, nunca encontrará motivação suficiente, pois a boa prática de exercícios deve estar associada a uma boa alimentação. Então, esteja sempre preparado, mantendo o seu estoque de suplementos abastecido.

Sustente uma rede de amizades

Encontre alguém que possa acompanhar você durante o exercício ou atividade física. Isso funciona como um estímulo, melhorando a evolução, tanto na execução dos exercícios como na aparência física.

Procure estar sempre preparado, com uma mochila pronta com roupa para o treino e outra muda de roupa limpa. Assim, você estará resguardado de qualquer desculpa por não frequentar aquela academia perto do trabalho, aproveitando a companhia dos colegas.

Descanse bastante

Isso mesmo: descanse. Para o crescimento dos músculos, é necessário que o seu corpo possa descansar. Isso não significa ficar realmente sem fazer nada, já que você não tem tempo para isso, não é mesmo?

O sono é um fator importante para o metabolismo do corpo. A sua mente vai trabalhar melhor e o seu corpo vai responder melhor também. Mantenha o equilíbrio de mente e corpo. Respeite os tempos — o tempo do descanso, do trabalho, da atividade física, da alimentação.

Depois destas dicas, você ainda vai encontrar desculpas para dizer que está sem tempo para treinar?

Veja também e entenda a importância do sono para a sua saúde. Afinal, toda máquina precisa de descanso para funcionar bem.

deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *