É possível queimar gordura localizada? Conheça os mitos e verdades

Você já deve ter ouviu muita coisa sobre gordura localizada por aí, mas sabe dizer o que é verdade e o que é fake?

Um dos objetivos mais comuns entre praticantes de exercícios físicos é queimar a gordura localizada. Muito se fala sobre técnicas, dietas e medicamentos que auxiliam esse processo. Mas, afinal, é possível queimar gordura localizada? Quais os mitos e as verdades contadas por aí?

Hoje selecionamos 4 fakes mais comuns sobre queima de gordura localizada e 5 verdades.

Mitos e Verdades sobre queimar gordura localizada

MITO: fazer jejum reduz a gordura localizada.

Em muitos casos, ficar muito tempo sem comer faz com que seu organismo reduza o metabolismo, dificultando, assim, a queima de gordura. O mais indicado é alimentar-se de acordo com suas necessidades nutricionais.

MITO: comer carboidrato à noite causa gordura localizada.

Após às 18h, o funcionamento do nosso metabolismo diminui, então é recomendado reduzirmos a quantidade geral da ingestão de alimentos, não apenas de carboidrato (mas isso não significa que não se pode comer carboidratos à noite, isso varia de cada pessoa e suas rotinas).

MITO: comidas light reduzem gordura localizada.

Dar preferência à ingestão de alimentos light não garante a redução de peso. Eles podem ser consumidos desde que estejam incluídos em uma dieta equilibrada.

MITO: exercício abdominal queima gordura localizada.

O que acontece é o fortalecimento da musculatura abdominal da região. 

VERDADE: pessoas com metabolismo lento demoram mais para eliminar gordura localizada.

Há medicamentos e uma série de doenças como: ovários policísticos, síndrome metabólica, transtornos da tireoide e até depressão, que afetam o funcionamento do metabolismo, fazendo com que o corpo queime uma quantidade menor de calorias.

VERDADE: beber água ajuda a queimar gordura.

A água é uma grande aliada no processo de emagrecimento. A ingestão diária recomendada varia entre 1,5 a 2 litros de água.

VERDADE: tomar chá verde ajuda a queimar gordura.

O chá verde é termogênico, por isso acelera o metabolismo e a queima de calorias. O indicado é tomar 5 a 10 minutos antes das principais refeições. Existem outros chás que também colaboram, como o de hibisco.

VERDADE: reeducação alimentar ajuda a eliminar gordura.

É a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Com ela, aprende-se a fazer trocas alimentares e reduzir a quantidade de alimentos ingeridos.

A saúde vem primeiro

A importância de uma vida saudável vai além do número de quilos que você perdeu em um mês ou dos centímetros a menos na cintura. A perda de peso deve acontecer a partir da consciência de que o corpo é uma máquina perfeita e que tudo deve funcionar em perfeita harmonia.

A gordura não está necessariamente relacionada à doença e o sobrepeso deve ser avaliado por um profissional da saúde.

Assine nossa newsletter para receber mais artigos como este todas às segundas.

deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *