Suplemento essencial: qual o papel do BCAA?

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Certamente, quem frequenta as academias já ouviu falar no suplemento de BCAA, seja pelo próprio instrutor, seja por amigos do mesmo espaço de atividades. No entanto, mesmo aquelas pessoas que não são praticantes da musculação já viram o termo na Internet ou na televisão.

Depois do Whey Protein, o BCAA lidera como um dos suplementos mais usados no ambiente fitness, sendo consumido por boa parte dos adeptos da musculação. Porém, mesmo sendo tão famoso, poucas pessoas entendem o seu funcionamento, os benefícios gerados e as dosagens que devem ser ingeridas.

Para sanar as dúvidas, confira um guia sobre como obter os melhores resultados com o BCAA, por que tomar, quem pode ingeri-lo, dentre outras questões.

O que é BCAA?

A busca por um corpo definido e musculoso tem crescido cada vez mais e o número de pessoas que se preocupam com a aparência só aumenta. Os exercícios físicos contribuem não somente para a estética, mas também para o bem-estar e a melhora na saúde.

Uma forma de chegar ao objetivo de conquistar o corpo que sempre sonhou é fazendo uso de suplementos, que são usados para substituir refeições e, com a ajuda de exercícios físicos, é possível chegar ao resultado desejado.

O BCAA virou febre nas academias — não é difícil ver os adeptos da musculação ingerindo o suplemento, que apresenta diversos benefícios, principalmente quando se fala em danos musculares, causados por treinos intensos, dentre outras questões.

A sigla vem do inglês “Branch Chain Amino Acids”, que, em português, significa “aminoácidos de cadeia ramificada”, que são compostos por três aminoácidos essenciais, cuja produção não é feita pelo nosso próprio organismo. São eles: L- Valina, L-Leucina e L-lsoleucina.

São 20 os aminoácidos que representam extrema importância para o funcionamento do corpo, porém, o nosso organismo não produz a metade deles, então, o restante é adquirido por meio da suplementação, como é o caso do BCAA, ou pela alimentação.

E para suprir essa ausência de produção é que, principalmente, esportistas, fisiculturistas e demais pessoas que gostam de praticar atividades físicas fazem uso do BCAA, uma vez que são metabolizados nos músculos periféricos, e não no fígado, como os demais aminoácidos, auxiliando na produção de energia ou de proteínas novas.

Como funcionam os aminoácidos do BCAA?

    • Leucina: É um aminoácido responsável por interferir diretamente na síntese proteica. Assim como os demais aminoácidos de cadeia longa ramificada, sua metabolização é realizada nos músculos, não no fígado. Dentre os principais benefícios desse aminoácido, está o aumento dos níveis do hormônio de crescimento e a possibilidade de retardamento do começo do catabolismo — degradação dos músculos. Tem como características ainda o aumento da energia, a força e o ganho de massa muscular.
    • Isoleucina: Permite a regulagem da glicose no sangue, assim como um maior equilíbrio do nitrogênio do corpo humano. Seus principais benefícios são a recuperação após um treino mais intenso, assim como o aumento da proteína dos músculos.
  • Valina: Classificado como aminoácido essencial e presente no BCAA, ele possibilita a recuperação das fibras musculares, a regulação de nitrogênio e do sistema imunológico e, por fim, permite que o sistema nervoso tenha um bom funcionamento. Quando atua ao lado da leucina e da isoleucina, promove o aumento da força, da energia e do ganho de massa muscular.

Por que tomar BCAA?

Sem dúvidas, você já encontrou alguém que falou sobre o BCAA ou observou, em algum lugar, informações sobre o suplemento. Existem inúmeros motivos para incluí-lo na sua dieta. Quer saber o porquê?

    1. Recuperação mais rápida: Sabe aquelas dores que você sente no outro dia ao fazer um treino intenso, em que mal consegue levantar da cama? Pois é! Com o uso do BCAA, você pode deixar essa preocupação de lado. O consumo do suplemento pode tanto melhorar os efeitos do treino, como também prevenir a dor muscular tardia. Com isso, você pode praticar o exercício tranquilamente, com uma recuperação rápida após as atividades, e, mesmo que o treino seja daqueles mais puxados, não é necessário ficar apreensivo com futuras lesões.
    1. Melhora do sistema imunológico: Ao treinar, o corpo recebe um nível alto de estresse e, quando não tolerado, ele pode trazer alguns problemas relacionados à recuperação muscular e uma propensão maior a adquirir certas doenças. Por isso, quando o BCAA faz parte da dieta, atua na melhora do sistema imunológico.
    1. Redução do efeito catabólico: Sabe quando você se esforça, treina, treina e treina, mas, mesmo assim, ao invés de ganhar músculos, perde? É quando ocorre o processo chamado catabolismo, em que existe uma degradação dos músculos, ou seja, a sua quebra. Quando a pessoa realiza exercícios com pesos, o corpo entra no estado catabólico e, caso não tenha os nutrientes suficientes para o organismo naquele momento do treino, os aminoácidos que estão presentes nos músculos passam a atuar como uma fonte de energia para o corpo. E é dessa forma que você começa a perder a massa muscular, que lutou tanto para conseguir.
  1. Redução da fadiga: A fadiga é caracterizada por aquela perda de força que existe quando você realiza determinada atividade. E, para ficar tranquilo na hora do treino, o uso do BCAA reduz essa sensação, que acaba, por muitas vezes, atrapalhando a execução da tarefa. Segundo estudos, o consumo do suplemento pode fazer a diferença na hora do exercício, que, por impedir a ação do ácido lático, substância que provoca a fadiga no momento da atividade, permite que o treino seja executado sem problemas.

Tipos de BCAA

Você pode encontrar BCAAs em diversas versões, como em, em líquido e em cápsulas.

BCAA em pó: ideal para quem tem pressa e quer ter uma liberdade maior para definir qual a porção a ser usada para consumo. De acordo com alguns fabricantes, a principal diferença dessa versão para as demais é a pureza do produto, uma vez que, na versão em cápsulas, existem excipientes na fórmula.

O BCAA em pó pode ser misturado tanto com água como no shake que você tomará antes ou depois do treino.

BCAA em versão líquida: a principal vantagem para quem optar pelo suplemento de BCAA dessa forma é que não será necessário se preocupar em fazer uma mistura. Ou seja, não há necessidade de usar uma coqueteleira por exemplo, mas é possível consumir o produto na hora que desejar, com maior praticidade ao longo do dia.

BCAA em cápsulas: são versões indicadas para indivíduos que não têm muito tempo e necessitam tomar aminoácidos o quanto antes para chegarem preparados para o treino e garantirem os resultados desejados. Basta tomar as doses com o auxílio de um copo com água e assunto resolvido!

Vale destacar que todos os tipos de BCAA apresentam os mesmos benefícios, principalmente em se tratando da redução da fadiga muscular e de um maior desempenho na atividade física.

A escolha por determinada versão do produto dependerá da preferência e da rotina de cada pessoa, mas os resultados serão os mesmos. Não existe uma comprovação clara de que a concentração é maior em uma versão, se comparada a outra.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, ou melhor, BCAA, mesmo sendo tão populares nas academias, ainda geram muitas dúvidas em quem frequenta o local. Muitas vezes, as pessoas tomam o suplemento sem saber a sua importância e os benefícios proporcionados.

Como apresentado, o BCAA gera diversos benefícios para o organismo, como a redução de dores musculares, principalmente para quem caprichou no treino. Além disso, proporciona uma melhor performance nas atividades, evitando a fadiga, pois inibe o efeito do ácido lático, sem contar que apresenta uma recuperação mais rápida dos músculos e uma melhora do sistema imunológico.

Lembrando que você precisa sempre consultar um nutricionista antes de começar a tomar qualquer suplemento. Nunca comece a ingerir um produto por conta própria. O profissional precisa fazer uma avaliação, estudar as suas necessidades e, assim, escolher o suplemento que as satisfará.

As doses dependerão de cada pessoa, das suas características, e, principalmente, do peso. Por isso, a visita a um profissional deve ser anotada na agenda.

 

Gostou do post de hoje? Não deixe de assistir ao vídeo em que Paulo Muzy fala tudo sobre o BCAA!


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