Afinal, posso tomar suplementos sem treinar? Nós explicamos!

Você já deve ter escutado por aí que tomar suplementos sem treinar pode representar alguns perigos para seu corpo, não é mesmo? Se isso for verdade, será que todo tipo de suplementação entra na mesma categoria de risco?

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar que existem complementos próprios para se tomar quando se está em descanso, como funcionam os suplementos que precisam de atividade física regular — e os que funcionam mesmo depois que o corpo para de se exercitar —, e de que forma você consegue o melhor dos dois mundos.

Ficou interessado em desfazer enganos e tornar a sua suplementação muito mais eficaz? Então, continue com a leitura deste post e confira.

Saiba o que é suplemento alimentar e como deve ser consumido

A primeira crença errada que você precisa desfazer é a de que suplementação alimentar é consumir apenas Whey Protein. Na verdade, além de ingeri-lo, é muito importante adquirir também vitaminas, minerais, aminoácidos, coenzimas etc. — ou seja, uma gama enorme de nutrientes, que têm funções e efeitos diferentes no seu organismo.

A segunda coisa é que um produto submetido e regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é vinculada ao Ministério da Saúde e analisa produtos nacionais e importados que são vendidos no país, dificilmente fará mal ao seu organismo.

Por fim, conte sempre com a ajuda de um profissional que analisará os seus objetivos, estado físico e necessidades nutricionais. A partir desse estudo, ele receitará os melhores suplementos, as dosagens corretas para o seu biotipo e o jeito certo de consumi-los para que você consiga o corpo que deseja.

Conheça os suplementos que têm influência direta no progresso do treino

Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, provavelmente precisará de uma “forcinha” suplementar de produtos à base de Whey Protein e de BCAA. Eles são formados por proteínas, têm baixo teor de gordura e ajudam a alimentar a fibra muscular.

Contudo, para essa fibra muscular crescer, ela precisará de exercício para promover o ganho de massa — o ideal é que se faça o consumo do suplemento 30 minutos antes do treino. Outros complementos como a Dextrose e a Maltodextrina, que ajudam no fornecimento de energia para o músculo, também só devem ser usados em função do exercício.

Construa sua massa muscular também nos dias de descanso

O dia em que você não treina é o que o seu organismo aproveita para renovar a fibra muscular estimulada pelo treino e “crescer”. Sim, são nos períodos de descanso que suas células recuperam o glicogênio perdido e permitem que seu sistema nervoso se recupere.

Com esse novo cenário, o ideal é que você consuma suplementos que continuem alimentando o músculo e promova a renovação do glicogênio. Nesse caso, experimente usar Whey Protein e albumina, que farão essa oferta de proteína em determinada refeição; e creatina, que ajuda na recuperação da energia da célula, a melhorar a funcionalidade do cérebro ou ter o controle da diabetes.

Em casos em que o objetivo é emagrecer, os melhores aliados para os dias sem academia são os probióticos, ômega-3 e a cafeína, que dá energia e acelera o metabolismo.

Entenda a importância de suplementar até mesmo nos dias de descanso

Como já dissemos, mesmo quando não treinemos, os efeitos dos exercícios físicos continuam no nosso organismo — as chamadas “janelas de oportunidade”. Sendo assim, é muito importante usar nutrientes que ajudem a promover resultados específicos em momentos de descanso e contribuam para os seus objetivos.

Faça seu metabolismo funcionar 24 horas

Entre os suplementos que podem maximizar essas “janelas de oportunidade”, que vão melhorar a sua condição fisiológica e minimizar perdas, temos:

  • ômega-3um ácido graxo que melhora a circulação, ritmo cardíaco e funções cognitivas;
  • vitamina Dque melhora o metabolismo por meio da síntese proteica e fortalece o sistema imunológico;
  • multivitamínicos: influenciam no metabolismo e minimizam as perdas de massa muscular.

Reponha o glicogênio perdido

Uma das coisas mais importantes no período de descanso é repor o glicogênio, que é uma reserva energética das células e que precisa ser resposta depois de ser desgastada em um treino. São necessárias, pelo menos, 20 horas para recuperar essa substância.

Para isso, opte por caseína, proteína de absorção mais lenta e constante, ideal para consumir à noite; ou pelo ácido β-hidroxi-β-metilbutirato — ou HMB —, ele é um composto natural obtido a partir do metabolismo da leucina. Ele reduz o catabolismo e tem ação inibidora da degradação de proteínas muscular.

Recupere seu sistema nervoso

O nosso sistema nervoso é o responsável por todas as nossas funções vitais. Ele sofre influência direta no pós-treino e precisa ser fortalecido para um novo treino. Sendo assim, durante o descanso, considere suplementar com vitamina D, coenzima Q10 — que retarda os efeitos dos radicais livres e favorece o equilíbrio dos batimentos cardíacos —, polivitamínicos, e suplementos que contenham antioxidantes.

Veja 3 dicas para tomar suplementos sem treinar

Dica 1

Como dissemos, o descanso é fundamental para a fibra muscular se recuperar e crescer. Portanto, se você treinou um grupo muscular hoje, treine outro grupo no dia seguinte — o ideal é intercalar.

Dica 2

Por melhor que seja, nenhum polivitamínico substitui completamente os nutrientes presentes em uma salada ou nas frutas por exemplo. Além disso, esse tipo de suplementação não terá os compostos bioativos (mistura de substâncias que otimizarão a saúde do indivíduo) presentes nos alimentos — ou seja, suplemente e alimente-se bem.

Dica 3

Atualmente, a utilização de suplementos está bastante difundida pela sociedade e são usados em larga escala. Apesar de a maioria não oferecer perigos à saúde quando utilizados em dosagens adequadas, seu uso deve ser acompanhado por um profissional. Portanto, muito cuidado ao tomar novos produtos importados ou os produtos sem uma regulamentação específica — não coloque sua saúde em risco.

Agora que você entendeu que tomar suplementos sem treinar não é um problema, pelo contrário, pode fazer muito bem ao seu corpo, que tal consultar um profissional da saúde para ter a orientação adequada sobre tipos e dosagens de suplementos que o seu corpo precisa?

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os nossos produtos, entre em contato com a gente!

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