Tônus muscular: o que você precisa saber sobre o assunto?

O tônus muscular é o estado de repouso dos músculos que auxilia na postura corporal para cada movimento. Se ele está em estado de completo relaxamento, o músculo leva mais tempo para começar a contrair e dar início ao movimento. Além disso, o tônus se reduz durante o sono devido ao relaxamento, mas volta a se desenvolver ao despertar.

Assim, ele é provocado por estímulos nervosos, sendo um processo inconsciente que mantém os músculos em alerta para entrar em ação. Sem o tônus muscular os nossos músculos estariam em repouso total (hipotônus), condição que dificulta o seu movimento imediato. Por outro lado, a hipertonia consiste em um aumento anormal do tônus muscular.

Neste post, explicaremos qual a importância do tônus muscular para a qualidade de vida. Confira!

O que é tônus muscular?

O conceito de tônus muscular na verdade não existe. Tecnicamente, quando estamos em repouso ou sentados sempre deixamos uma certa ativação no músculo, e o tônus seria isso. Logo, fisiologicamente mantemos um tônus no músculo, pois não ficamos com ele relaxado totalmente, mesmo em momentos de repouso. Isso acontece porque ele está ligado diretamente ao sistema nervoso.

No entanto, o que muitas pessoas ligadas ao meio fitness chamam de tônus é a aparência e cortes do músculo, ou seja, a sua definição e rigidez. Assim, quando as pessoas apresentam uma musculatura flácida, elas relatam que desejam ter tônus. Entretanto, esse conceito está errado, e o termo correto para essa situação seria qualidade muscular ou muscle quality.

Ao ter a qualidade muscular, a pessoa apresenta uma característica que almeja muito, que é a estética, sendo um resultado que a deixará mais bonita e confiante, além de aumentar a sua qualidade de vida.

Ademais, quando se tem a qualidade muscular, o indivíduo apresenta uma porcentagem de gordura menor. Assim, a busca por esse resultado auxilia na saúde, pois diminui a obesidade, as síndromes metabólicas e a hipertensão.

Quais os melhores exercícios para adquirir tônus muscular?

Os exercícios são essenciais para quem deseja adquirir o tônus muscular. Confira a seguir os mais recomendados.

Remada unilateral

Este exercício estimula os glúteos, quadríceps, bíceps, ombros e costas. Para realizá-lo, segure um peso moderado e flexione o tronco para frente, sempre apoiado em uma cadeira. Após isso, puxe o peso em direção ao seu tronco. Faça 3 séries de 15 repetições em cada lado.

Agachamento com desenvolvimento

Este exercício estimula o tríceps, ombros, abdômen, bumbum e quadríceps. Para executá-lo, afaste os pés na largura dos ombros, dobre os cotovelos e pegue um peso leve em cada mão na altura dos ombros, com as palmas para frente. Em seguida, faça um agachamento até que joelhos se dobrem a 90°. Suba e empurre o peso acima da cabeça. Realize 3 séries de 15 repetições.

Prancha com flexão do tronco

Este exercício trabalha o tríceps, ombro e abdômen. Para fazê-lo, deite de barriga para baixo, mantendo o antebraço no chão. Após isso, puxe a barriga em direção à coluna e eleve os quadris até o corpo formar um V invertido. Fique nessa posição por 2 segundos e volte para a posição inicial. Realize 3 séries de 15 repetições.

Subida no banco com rosca direta

Este exercício auxilia no desenvolvimento dos bíceps, abdômen, bumbum e quadríceps. Para realizá-lo, apoie o pé esquerdo em um banco resistente e segure um peso leve em cada mão. Depois, suba no banco e faça a flexão do cotovelo. Desça e retorne à posição inicial. Faça 3 séries de 20 repetições.

Afundo cruzado

Este exercício estimula os quadríceps, bumbum e quadris. Para realizá-lo, coloque os pés na altura do quadril e dê um passo na diagonal para trás com o pé direito, atravessando-o por trás do esquerdo. Após isso, dobre os joelhos e leve a sua mão direita em direção ao chão do lado de fora do pé esquerdo. Volte a posição inicial e repita o processo. Faça 3 séries de 20 repetições.

Como aliar atividade física e alimentação para obter bons resultados?

Os exercícios físicos são essenciais para produzir a qualidade muscular. No entanto, só é possível adquirir os resultados esperados ao aliar exercícios (aeróbico e musculação) a uma dieta regulada.

Portanto, não adianta praticar corrida, esteira e musculação com contração se o indivíduo apresenta uma dieta em que as calorias estão acima daquilo que ele gasta diariamente, pois assim, não produzirá o tônus.

Isso porque logo depois dos músculos, existe água e uma camada de gordura e, por essa razão, não conseguimos ver a qualidade muscular (tônus muscular). Logo, o segredo para quem deseja ter o tônus é praticar musculação e exercícios aeróbios regularmente associados a uma alimentação adequada.

Além disso, é muito importante aumentar a ingestão de proteínas para evitar a perda de massa muscular. Em geral, uma ingestão de proteínas em 1,6 g até 2 g por quilo de peso é o ideal. Com isso, a pessoa poderá se exercitar bem e não perderá massa muscular.

É importante ressaltar que o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais adequados é essencial, pois eles prescreverão dietas e exercícios apropriados para cada pessoa.

Como a suplementação auxilia no tônus muscular?

Alguns suplementos podem auxiliar no aumento da qualidade muscular, como a creatina. Atualmente, existem diversos estudos que comprovam a eficácia desse composto, auxiliando no aumento e na qualidade da massa muscular e na recuperação entre os treinos.

Além disso, outras fontes de suplemento, como o whey protein pode proporcionar benefícios para as pessoas que não conseguem comer bem ou que consomem pouca proteína. Assim, ele funciona como uma substituição de frangos ou ovos, por exemplo.

Portanto, as suplementações podem ajudar nesse processo, sendo muito comum para pessoas que não conseguem ingerir a quantidade adequada de proteína.

Como vimos, aliar exercícios físicos e uma boa alimentação com o uso de suplementos pode proporcionar bons resultados para quem deseja aumentar o tônus muscular. Assim, adote a alimentação e exercício como um estilo de vida, e não como uma obrigação. Com isso, você terá ótimos resultados em sua rotina de treinos.

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