Como diminuir o percentual de gordura?

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Saber a definição do percentual de gordura e seus níveis adequados é o primeiro passo para ter a composição corporal desejada. No entanto, ainda é preciso saber como diminui-lo, não é mesmo?

Para você começar bem 2020, confira abaixo 5 maneiras de fazer isso!

1. Escolher os alimentos ideais

Para diminuir o percentual de gordura, você deve ficar atento ao que consome! Você, com certeza, já ouviu falar na gordura trans, não é mesmo? Ela nada mais é do que a gordura vegetal que passa por um processo denominado hidrogenação, que pode ser natural ou industrial. Isso se dá com o intuito tanto de melhorar a aparência dos alimentos, quanto de ampliar o seu prazo de validade.

No entanto, os seus efeitos no corpo não são dos mais desejáveis. A gordura trans é capaz, por exemplo, de aumentar o colesterol total e o ruim no organismo, assim como de elevar o acúmulo de gordura. Por isso, alimentos que contêm esse tipo de elemento devem ser evitados ao máximo.

2. Reduzir a ingestão calórica

As calorias consistem em uma unidade de medida de energia da qual nosso corpo precisa para realizar as suas funções diariamente. Elas podem ser encontradas nos alimentos, devendo ser consumidas na quantidade adequada, já que o consumo excessivo pode favorecer o acúmulo de gordura e, assim, elevar o percentual.

No entanto, não se engane: caloria não é tudo a mesma coisa! Aquelas provenientes de carboidratos, por exemplo, são mais difíceis de serem quebradas pelo organismo, demandando mais energia (calorias), evitando tanto acúmulo de gordura. Por outro lado, lipídios (presente no chocolate, por exemplo), são facilmente digeridos, sendo necessárias menos calorias (que são energia) para a quebra, facilitando o ganho de peso.

3. Inserir carboidratos e proteínas adequadamente

Muito importantes na dieta de quem treina, as proteínas são capazes de diminuir o catabolismo muscular, que consiste na quebra de proteínas do tecido muscular para a geração de energia. No entanto, devem ser consumidas com cautela. Da mesma forma, os carboidratos são importantes fontes de energia, mas, consumidos em excesso, principalmente os simples, aumentam o percentual de gordura.

Sendo assim, para diminuir esse índice, é importante ficar atento à quantidade de consumo desses nutrientes. Mais uma vez, o acompanhamento de um profissional da área se torna fundamental de maneira a garantir os melhores resultados possíveis.

4. Aumentar a intensidade dos treinos

Treinar de maneira intensa também ajuda a diminuir o percentual de gordura. Apesar de o exercício aeróbico ser um importante aliado na perda de gordura, o anaeróbico também ajuda na diminuição do percentual de gordura a partir do momento em que promove aumento de massa magra.

Sendo assim, é fundamental balancear bem a prática desses dois tipos de exercício. Treinos periodizados e participação em aulas de HIIT (também conhecidas como Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) devem fazer parte da sua rotina de treinos para ter ótimos resultados.

5. Investir nos suplementos certos

Como dito, as proteínas são capazes de auxiliar no ganho de massa magra. Por isso, é indicado consumir suplementos como whey protein. Por ser composto por proteína de maneira isolada ou hidrolisada, a absorção do nutriente se torna ainda mais rápida pelo organismo.

Além disso, termogênicos são ótimos aliados na diminuição do percentual, já que aumentam o metabolismo, promovendo elevação da temperatura corporal. Com isso, as reservas de gordura são usadas para que tal temperatura se normalize, ajudando a emagrecer.

Como pudemos perceber, os resultados dos treinos podem ir além do que, de fato, fazemos na academia. Por tudo isso, é essencial compreender o que é percentual de gordura e observar maneiras de diminui-lo. Juntamente à musculação, é preciso ter foco também na dieta e no consumo dos suplementos certos para alcançar o objetivo definido.

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