Metabolismo – alimentos que auxiliam

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Metabolismo

Metabolismo é a definição das reações bioquímicas do nosso corpo.
Classicamente, o metabolismo é dividido entre anabolismo e catabolismo.
Porém, frequentemente, o termo metabolismo é utilizado para se referir à taxa metabólica, ou seja, o gasto de energia (na forma de calorias) pelo organismo.

Metabolismo aumentado

Quando se ouve falar em aumentar ou reduzir o metabolismo, na verdade as pessoas querem dizer aumentar ou reduzir a taxa metabólica ou seja, gasto energético.
Metabolismo aumentado significa então maior consumo de calorias.

Metabolismo e alimentos

Existem alimentos que aumentam o gasto energético?
Alguns alimentos exigem que nosso corpo gaste energia para serem digeridos, absorvidos e terem seus nutrientes processados.
Esse processo é denominado de efeito térmico do alimento (ETA), uma vez que gera calor, gastando calorias.

Proteína

O principal macronutriente a causar essa termogênese induzida é a proteína.
Proteínas aumentam a taxa metabólica entre 15 e 30 %, enquanto carboidratos aumentam entre 5 e 10 % e gorduras apenas 0 a 3 % (1).
Portanto, consumir fontes ricas em proteína como carnes, peixe, frango e ovos ajudam a aumentar o metabolismo.
Restrinja-se a fontes de proteínas magras, que contenham menos gordura, para que o efeito térmico não seja desperdiçado pelas calorias provenientes da gordura do alimento.

Taxa metabólica

Além de aumentar o metabolismo, consumir proteínas evita a redução da taxa metabólica em dieta para perda de gordura.
Esse efeito se dá pela manutenção da massa magra, que é um efeito colateral comum de dietas restritivas.
O consumo de proteínas também confere maior saciedade e evita a ingestão excessiva de calorias (2, 3).

A água no metabolismo

Outro alimento extremamente importante para acelerar o metabolismo é a água.
Todo mundo já sabe que somos majoritariamente compostos por água e que precisamos muito dela, mas vou lhes dar mais motivo para beber água.
O consumo de 500 mL de água aumenta entre 10 e 30% a taxa metabólica basal durante uma hora (4, 5).
O efeito é maior ainda quando bebemos água gelada, pois o corpo gasta calorias para esquentá-la (6,7).
Beber água também aumenta a saciedade, principalmente antes das refeições (8).

Chá e Café

O consumo de chás e café também ajudam a aumentar o gasto calórico através de termogênese, mas esse assunto será abordado no próximo artigo, pois merece uma atenção especial.

Outros alimentos

Algumas pessoas indicam o uso de pimentas para aumentar o metabolismo por conter capsaicina (9), contudo, a maioria das pessoas não tolera quantidade suficiente de pimenta para que tenha um efeito significativo (10).

Distribua o consumo de proteínas e de água para manter seu metabolismo acelerado durante todo o dia e otimizar seu gasto calórico.

Mine-currículo Gabriel Kaminski
Dr Gabriel Kaminski, PhD
Graduação: farmácia e bioquimica (UFPR)
Intercâmbio em bionanotecnologia Kungliga Tekniska Högskolan (Estocolmo, Suécia)
Mestrado e doutorado em ciências farmacêuticas pela UFPR
Intercâmbio de PhD no Quantum-Nano Centre, University of Waterloo (Canadá)
Professor de especialização e pós graduação em bioquimica e farmacologia.
Palestrante
Expert da Indústria Max Titanium suplementos alimentares.
Drug designer na Farmacia Miligrama.
Responsável técnico Liquid Sun Rays Brasil cosméticos.
Preparador de atletas de fisiculturismo amadores e profissionais do Brasil, América do Sul, EUA e Europa.

Referências


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